Renda-se ao charme e elegância da decoração industrial
Leitura: 4 mins.
Saiba como aplicar esse estilo contemporâneo, moderno e cheio de personalidade.
Estilo nasceu na década de 70 quando antigos galpões de Nova Iorque, conhecidos como lofts, passaram a se tornar moradias, a decoração industrial tem como traço principal ambientes integrados. Tijolos aparentes, acabamentos em metal envelhecido e cimento queimado são características marcantes desse estilo. Em alta nos dias atuais, a decoração industrial é capaz de imprimir charme único aliado à elegância. Conheça mais sobre essa décor.
Origem
Entre as décadas de 50 e 70, inúmeras antigas fábricas desocupadas de Nova Iorque foram reaproveitadas para se transformar em residências familiares. À época, houve um aumento populacional, fazendo com que famílias recorressem a esse novo tipo de moradia. Por serem galpões vastos, os espaços deram origem a casas com ambientes integrados e janelas amplas, garantindo cômodos multifuncionais e de maior convívio entre as pessoas.
Décor na prática
Como o nome sugere, a decoração prioriza elementos industriais de maneira bastante sofisticada. Espaços rudimentares ganham alvenaria evidenciada por meio de materiais rústicos, tons sóbrios e tubulação aparente. Design inacabado faz parte da composição, assim como estruturas descobertas e aparentes, como vigas, tubulações e instalações elétricas e hidrossanitárias. Esse recurso, além de fácil e barato, confere muito charme aos cômodos, a exemplo da utilização de canos de PVC ou aço galvanizado. Para formar harmonia entre os ambientes, aposte também em móveis rústicos. Madeira aparece no topo da lista de material que consegue imprimir um aspecto rudimentar e contemporâneo. O metal também se enquadra como ótima opção, sobretudo quando a composição é feita com móveis modelados com chapas metálicas.
Aposta nas cores e iluminação
Cinza é uma das tonalidades mais marcantes da decoração industrial, por fazer alusão ao concreto. Ela pode estar representada por meio da pintura de paredes, azulejos e pisos. Tons neutros, como branco e preto, ajudam na composição da decoração. Para conferir um charme ainda mais especial, as tonalidades bronzeadas e douradas são as melhores opções. A iluminação também é parte importante na decoração industrial. Lâmpadas à vista, luminárias penduradas e abajures com estilo mais rústico compõem com maestria o projeto. Outra característica marcante é a iluminação natural, oferecida pelas janelas amplas que devem ser, de preferência, com acabamento em aço ou ferro.
Decoração é a paixão da MPD
Sua casa linda, moderna e cheia de personalidade é nosso maior desejo. Por isso, criamos diversos conteúdos que vão inspirar suas escolhas. Confira!