Os encantos do Parque do Ibirapuera
Leitura: 4 mins.
Áreas verdes, de descanso, lazer e cultura. Cartão postal e um dos destinos preferidos dos paulistanos, o “Ibira” agrada a todos os públicos.
O Parque do Ibirapuera é um dos lugares preferidos dos paulistanos. Seja por suas áreas verdes, fauna, flora, locais próprios para a prática de esportes, lazer ou espaços culturais, o Ibira – como é carinhosamente chamado – atende aos públicos mais diversos.
O parque foi inaugurado em 1954, ano em que era comemorado o 4º centenário de São Paulo. O projeto foi concebido pelo renomado Oscar Niemeyer, além dos também arquitetos Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello e Ícaro de Castro Mello, e do paisagista Augusto Teixeira Mendes.
Hoje, o Ibirapuera é uma das principais áreas de lazer na capital. Saiba mais sobre o que o parque tem a oferecer.
Biodiversidade e lazer para todos os públicos
Em seus 1,3 mil km2, o Parque abriga mais de 300 espécies de animais, entre aves, peixes, répteis, mamíferos e borboletas, além de grande diversidade também de plantas. Já o Lago Ibirapuera, cartão postal da cidade, é ambiente de descanso e contemplação, com sua fonte com espetáculos multimídia.
Com estrutura para atender a pessoas de todas as idades e perfis, o parque conta, além das amplas áreas verdes, com parque infantil, pista de corrida, ciclofaixa, quadras poliesportivas, campos de futebol, ginásio e aparelhos de ginástica, entre muitos outros espaços.
Espaços culturais
O que também não falta no parque mais famoso de São Paulo são espaços dedicados à arte e à cultura. Inaugurado em 2005, o Auditório do Ibirapuera – Oscar Niemeyer foi projetado na década de 1950 pelo arquiteto que dá nome ao espaço. Referência arquitetônica, o auditório é palco de espetáculos musicais, como também de dança, teatro e cinema. Outro importante espaço dedicado à cultura dentro do parque é a Oca. Parte do projeto original do Ibirapuera, o local foi reformado em 2002 e recebe grandes exposições e eventos.
Os espaços culturais do parque não param por aí. Em meio às áreas verdes do Ibirapuera é possível encontrar também o Museu de Arte Moderna (MAM), a Fundação Bienal e o Museu Afro Brasil, entre outros.
Fácil acesso
Para chegar ao Parque do Ibirapuera é possível ir de carro (o estacionamento, dentro do parque, funciona sob o esquema de Zona Azul), bicicleta ou ônibus. Essa importante área verde, de lazer e cultura da cena paulistana está a apenas dez minutos do bairro de Pinheiros, escolhido pela MPD para lançar seu primeiro empreendimento em São Paulo. Clique aqui para saber mais.