Estilo de decoração: é preciso escolher um só?
Leitura: 4 mins.
É possível misturar diferentes estilos na hora de decorar. Veja algumas dicas para deixar essa mistura harmoniosa e equilibrada.
Clássico, industrial, minimalista, rústico, escandinavo e muitos outros. São tantos estilos de decoração que é comum ficar em dúvida sobre qual usar na sua casa. Não é raro que se tenha, inclusive, mais de uma preferência. Mais comum ainda é que em um casal, por exemplo, cada um queira optar por um estilo diferente. Nesses casos, uma boa saída é misturar mais de um estilo na mesma casa ou até dentro de um único ambiente. Além disso, o contraste pode trazer resultados bem interessantes. Veja algumas dicas para fazer essa mistura sem errar.
Busque elementos comuns
Os materiais e acabamentos usados na decoração se repetem em diferentes estilos. O piso de madeira, por exemplo, pode ser usado em vários deles, a exemplo do escandinavo e do clássico. Já as paredes de tijolos são comuns tanto em ambientes rústicos quanto nos industriais. Escolher estilos que tenham algo em comum vai ajudar a fazer com que a combinação dos demais elementos fique harmoniosa.
Defina uma paleta de cores
As cores são importantes aliadas para criar um ambiente equilibrado esteticamente, mesmo que haja mistura de estilos. Portanto, a dica é escolher uma paleta de cores que unifique a decoração. Os tons neutros costumam ser coringas, pois casam com vários estilos. Mas vale considerar cores mais fortes dependendo da mistura escolhida para o ambiente. Se a combinação for entre elementos industriais e outro estilo, como o rústico, o preto pode ser uma boa pedida.
Cuidado com estilos conflitantes
O contraste pode resultar em ambientes para lá de interessantes, mas é preciso tomar cuidado com estilos que podem conflitar em sua essência. Um exemplo seria tentar usar no mesmo ambiente uma decoração clássica e o estilo minimalista. Enquanto a primeira é caracterizada por muitos adornos, formas rebuscadas e lustres suntuosos, o segundo requer linhas retas, poucos elementos visuais e um ambiente clean. Isso tudo faz com que esses dois estilos sejam incompatíveis.
Escolha um estilo para cada ambiente
Se você tem receio de que a mistura de estilos em um mesmo ambiente possa deixá-lo esteticamente confuso, que tal variar de um cômodo para o outro? Essa pode ser uma solução para quem prefere destacar um estilo por vez, sem grandes riscos. Mesmo assim, é recomendável manter a regra de usar elementos em comum, para que a decoração da casa como um todo permaneça harmoniosa.
Veja outros conteúdos sobre decoração
Gostou deste conteúdo e quer conferir outros sobre arquitetura e decoração? Então acompanhe as novidades do blog da MPD.